Curiosidades – Hard Mods

PA-8634315Eis um assunto que muitos se questionam, realmente existiu os Hard Mods? Realmente aconteceu uma subdivisão ou uma mudança de valores pelos fatores que a propria cena acabou achando apropriado para a ocasião? Muito bem, esse tema sempre me fez pensar e buscar informações por varios meios a fins de tentar descobrir alguma veracidade na existencia da cena Hard Mod, como ponto de transição para o que viria ser posteriormente a cena Skinhead no fim dos anos 60. A poucos dias tive contato com alguns Mods Originais do periodo classico, de 1959 até 1966, e indaguei essa duvida a um deles através de um grupo fechado no facebook, esse questionamento virou um post no proprio grupo que gerou muita polemica, porem vastas respostas explicativas sobre o assunto em questão, aqui vou tentar resumir um pouco desses textos (testemunhos), sem revelar o nome de seus autores, nem o nome do grupo em questão: hardmods “Em torno de 1961/2, aconteceu algumas confusões entre os “South London Mods” e “East London Mods”…eu acabei indo com uma multidão de Mods para testemunhar uma dessas enormes confusões, do lado de fora da estação de metro “Algate East”, foi emocionante, mas não durou muito tempo. Neste momento, embora o Modernismo estava florescendo, crime e luta foram se tornando mais frequentes em pubs e clubes, com em um “pico” em 1963, o “Ballroom Blitz Brigade”. Porem o André questiona a cena para o fato de que todos aqui parecem concordar, a cena Hard Mod é um grupo distinto dentro do cronograma rigoroso deste grupo? A resposta é SIM.”


“Andre Luiz, presumindo que você entende o post: “I question the scene “Hard Mod” really existed?”… em saber se durante a “Original Era of Mod”, o termo conhecido como “Hard Mods” existiu e estava ativo. Bem, depois de um bom debate, a resposta desta testemunha ocular é que ao longo do período de 1959-1966 o termo Hard Mod foi usado, e muitas vezes utilizado e difundido o suficiente para dar-lhe credibilidade. Mas o importante a se notar é que nunca foi aplicado gramaticalmente dentro do nosso idioma, como segunda pessoa. A palavra “Hard” no vernáculo Cockney, é um termo de respeito e honra relutante, algo que você pode se auto aplicar ou a sua “cena”. 10846422_4887324838245_4684702856832201257_n Abaixo temos um texto do autor “John Waters” (Hard Mods by John Waters) retirado do site “Mod Culture“, falando sobre uma subdivisão entre o “Mod Original” e o “Hard Mod”: “…havia dois tipos distintos de Mods dentro da área de Londres. O primeiro foram os “Scooter Boys“, que se tornaram o rostos aceitos pelo “Sixties Modernism”. No entanto, houve um outro tipo de Mod, estes eram membros de muitas “Firmas”, gangues de rua, cada um com sua própria área: The Highbury Mob, The Archway, Somers Town, Elephant and Castle, Mile End…etc. Essas localidades eram rigorosamente patrulhadas e suas fronteiras estabelecidas. Os membros de gangues rivais que se entrassem em tais locais corriam o risco de levar uma surra, se pegos. O visual era o terno mohair, sobretudos gola de veludo e algumas vezes um chapéublue beat”. Cada localidade tinha seus salões de sinuca, e por vezes salões de dança ou clubes. “Eu morava em Upper Holloway, portanto era um membro da Archway. Nós reuniamos em dois ou três cafés e pubs locais e nosso principal inimigo eram os Highbury e os Mars de Finsbury Park)” diz John Waters. Havia muitas vezes violentos conflitos entre as gangues Mods, mas o estranho é que em algumas ocasiões essas gangues, como os Highbury Mob se agrupavam com outras gangues. Lembro-me de um caso que isso aconteceu e foi combinado uma visita” a alguns Rockers no Alexandra Palace.


Nota do autor do blog: Porem a maioria dos Mods da geração clássica (1959 a 1966) repudia veemente a existência dessa violência contida que acabou ficando associada a cultura Mod a partir de 1964, por conta dos conflitos nas regiões costeiras da Inglaterra, nos relatos que pude ter acesso sinto um grande sentimento de raiva e de desassociação desses fatos com a cultura Mod, explicando que eram “garotos inflitados” que acabavam formando pequenas gangues e usando da estetica Mod para desencadear uma violência gratuita contra gangues de outras localidades, neste caso os Rockers, assim como aconteceu posteriormente com os Skinheads em 1969, essas fatores acabaram marginalizando a cena e generalizando uma antipatia com todos os envolvidos e quem estava apenas interessado com o real estilo de vida Mod, isso fez com quem muitos mudassem para outros estilos e até mesmo perdessem o interesse pela cultura Mod.

Anúncios

Balões de pensamento!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: